domingo, 3 de dezembro de 2006

Fim da SIC Comédia


Através do Filipe Homem Fonseca, recebi a notícia de que a SIC Comédia vai acabar no final deste ano.

Por muito que possa parecer um paradoxo – principalmente para mim que vivo de comédia – esta decisão não me surpreende nem tão pouco aborrece ou preocupa. A SIC Comédia, desde o início que sempre aparentou ser um projecto sem pernas para andar, nos moldes em que este assentou. Seria benéfico continuar com um canal que baseia a sua programação em formatos com mais de dez anos (alguns deles portugueses, como se não bastasse) e outros que não têm lógica, qualidade ou orientação, quer a nível de formato ou de participantes?

Podem-me dizer que não apareceram conteúdos portugueses novos de qualidade, sendo que os que apareceram eram maus de mais para serem verdade. É um facto. Mas o que diriam “Little Britain” ou “League of Gentleman”, se um responsável de um canal de comédia lhes dissesse: “Podem ter um programa, mas ele sai do vosso bolso”?

Concordo com o Filipe quando ele diz que bastava um pequeno orçamento para se fazerem coisas engraçadas – contudo, se a SIC não aposta em tal, não vale a pena manter um canal que está para a Televisão portuguesa como uma banda de garagem (fraquinha) está para a Música.

É claro que nem tudo é mau. Sim, vou sentir falta de ver o Leno, O Conan, o Comedy Inc, o Frasier, o João Quadros e o Pina, mas se os primeiros, passo a vê-los na CNBC ou em DVD, espero poder continuar a ver o Quadros ou o Pina em outros formatos ou projectos.

O resto é tudo muito fraquinho.
RSC