domingo, 23 de setembro de 2007

No episódio de hoje: Zé Tó e o provedor

Na última sexta-feira, a mensagem do Provedor da RDP - que foi para o ar, na Antena1, por volta das 16h - foi provocada por mim e pelo Roberto, e pela nossa radionovela "Quem és tu, Zé Tó?".
Huuuuuuhuuuuuueueeuehhuuuuuuu!
Oh alegria, oh êxtase, oh euforia!
Pronto.
Resta-me dizer que uma referência destas, depois do trabalho que é ali feito, peca por escassa. Resta explicar o porquê.
Aparentemente, a frase "Eu sou muito prático: um indiano é um monhé, um chinês é um chinoca e um homossexual é uma pessoa como as outras", dita por uma das personagens da novela, provocou um turbilhão de telefonemas, mails e cartas (e postais registados? Houve postais registados?) de dezenas de ouvintes provenientes dessas enormes civilizações que são a indiana e a chinesa, e, que levaram o provedor a tecer duros comentários sobre o perigo da expansão do racismo através do humor. Caros ouvintes, a vossa preocupação honra-me quase tanto como o facto de ouvirem a radionovela e darem-se ao trabalho de se manifestarem sobre o que nela se passa. Não era nossa intenção causar qualquer tipo de melindre a povos que nos enriqueceram culturalmente para lá do que pode ser referido. (Assim de repente lembro-me das chamuças e do Pato Pequim, mas de certeza que há mais).
Assim, tenho todo o gosto em que continuem a ouvir este bom pedaço de animação radial todos os dias, e desde já ficam prometidas boas referências futuras aos vossos povos (Talvez um episódio em que Zé Tó se delicia com um prato de Chicken Tikka Masala e que no caminho do restaurante é salvo de um assalto por um karateka chinês). Entretanto, se tiverem mais ideias, estejam à vontade para entrar em contacto.
Agora, por favor, deixem de ser mariquinhas.
RSC