quarta-feira, 11 de junho de 2008

É "Fogo Posto"!

Quando Filipe Homem Fonseca e José de Pina te convidam para fazer um programa isso é... Impulse.
Sim, isso também. Mas acima de tudo é uma grande honra.
O Filipe e o Pina, para além de serem fundadores das Produções Fictícias, são autores, entre outras coisas, de obras-primas como Herman Enciclopédia, Contra-Informação, Conversa da Treta ou Bocage, e acharam que os Alcómicos Anónimos seriam a companhia ideal para os acompanhar na execução de um programa de humor. (Na verdade, fartaram-se de fazer telefonemas antes, mas ninguém podia).
Isto tudo para dizer, muito rapidamente, que o resultado final dos últimos meses de trabalho, em grande parte saídos da cabeça de José de Pina, vão poder começar a ser vistos a partir da próxima segunda-feira, na SIC Radical, no horário da noite.
Fogo Posto é como se chama a coisa, e basicamente é um programa de sketches, a maior parte deles com personagens recorrentes, que pretende brincar com a realidade portuguesa e sublimá-la... Estou a brincar. Não pretende nada.
Pronto, era só para avisar. Como vou estar uma semana fora (quando estrear o programa estarei a sobrevoar o Atlântico de regresso a casa), aí o pessoal conta-vos mais coisas sobre o Fogo Posto, nos próximos dias.
Entretanto, podem ir visitar o site do programa, aqui.
Tou a gozar, aquilo é um site de motas.
Se querem saber mais, só se for esta notícia que saiu há dias no JN:

Humor nacional ganha novo programa
2008-06-04

"Fogo posto", o nome da nova aposta do canal juvenil, será constituído por "sketches" humorísticos de linhagem intemporal.

Com uma série de sete episódios, cada um dos quais com 25 minutos de duração, a sua estreia está prevista para meados deste mês. Segundo José de Pina, o programa perpassa "vários tipos de humor, do "non sense", ao mais sarcástico, sendo que contará ainda "com um convidado semanal". Rui Unas é um deles, adianta o autor que trabalhará em parceria com Filipe Homem da Fonseca. "O objectivo não é tanto tratar a actualidade, mas fazer com que daqui a três anos o programa seja visto como novo", diz José de Pina. A essência do ser-se português será o alvo preferencial. Uma nova eco-polícia, a "Guarda Ambiental Republicana", o "Dr. Jesus", um visionário que consubstancia medicina com religião, a "Tele-escola para políticos" são, a par do "Grande lar da terceira idade", alguns dos ingredientes de "Fogo posto". Para o autor, o humor em Portugal "está no bom caminho", uma vez que se assiste a novas tendências através do "aparecimento de uma outra geração". E remata: "Já lá vai o tempo das anedotas". Segundo Pedro Boucherie Mendes, director da SIC Radical, Pina é uma aposta sua e enfatiza: "É a primeira". Refira-se que os "Gato fedorento" começaram precisamente neste canal. Interrogado se este formato vem responder à crítica da Entidade Reguladora da Comunicação (ERC), que apontou insuficiência de produção original ao canal, responde que "ajuda por certo. E ajudará à disposição das pessoas da ERC: é um magnífico produto televisivo". Outra das novidades prevista para o canal é a reformulação do programa "Curto Circuito". José de Pina não é um estreante no humor. O co-fundador das Produções Fictícias e um dos autores do "Contra-Informação" escreveu para o "Herman SIC", criou, entre outras, a personagem Diácono Remédios, foi ainda comentador do programa "Prazer Dos Diabos", no universo SIC.

RSC